Home Arminianismo / Artigos / Roger E. Olson

ARMINIANISMO: Uma Breve Visão da Teologia Arminiana


 

ARMINIANISMO

Uma Breve Visão da Teologia Arminiana
Roger E. Olson

SINOPSE:

Breves Citações do Livro:

“O evangelho pregado e a doutrina da salvação ensinada na maioria dos púlpitos e tribunas evangélicos, e crido na maioria dos assentos de igrejas evangélicas, não é o Arminianismo clássico, mas o Semipelagianismo, se não um completo Pelagianismo”.

“O Arminianismo ensina que todos os seres humanos nascem moralmente e espiritualmente depravados e impotentes para fazerem qualquer coisa boa ou digna aos olhos de Deus sem que haja uma infusão especial da graça de Deus para superar os efeitos do pecado original”.

“Muitos arminianos fazem uma distinção entre a eleição e a predestinação. A eleição é corporativa – Deus determinou Cristo para ser o Salvador daquele grupo de pessoas que se arrependem e creem (Ef 1); a predestinação é individual – a presciência de Deus daqueles que se arrependerão e crerão (Rm 8.29)”.

A maior parte dos evangélicos hoje, até mesmo “grandes Téologos”, vivem uma grande ignorâncai em relação à Doutrina Arminiana! Desconhecem quase que completamente! Neste artigo Roger Olson vem exatamente com o objectivo de Purificar tais mentes destas idéias equivocadas! Ele explica de forma clara o Arminianismo, diferenciandõ do Semi-pelagianismo, Calvinismo e Pelagianismo! Nossos agradecimentos ao pessoal do deusamouomundo.com pela tradução! BOA LEITURA!

Detalhes:
Título: ARMINIANISMO - Uma Breve Visão da Teologia Arminiana
Autor: Roger E. Olson
Formato: PDF
Tamanho: 629 kB
Nº Páginas: 17


Relacionadas:

9 comentários:

  1. Conforme observou um contemporâneo do grande pregador, Spurgeon viveu em uma época em que prevalecia uma evidente aversão e desagrado para com o calvinismo. Em uma época em que "muitos estavam unidos em afirmar que a teologia de Spurgeon era desapropriada para as necessidades e espírito dos tempos modernos." Ainda assim, o pregador mais conhecido do século passado, não hesitava em declarar que não concebia pregação do evangelho que não fosse calvinista: Minha opinião pessoal é que não há pregação de Cristo e este crucificado, a menos que se pregue aquilo que atualmente se chama Calvinismo. É cognome chamar isso de Calvinismo; pois Calvinismo é o evangelho e nada mais. Não creio que possamos pregar o evangelho... a menos que preguemos a soberania de Deus em sua dispensação da graça; e também a menos que exaltemos o amor eletivo, imutável, eterno, inalterável e conquistador de Jeová; como também não penso que podemos pregar o evangelho, a menos que o alicercemos sobre a redenção especial e particular do seu povo eleito e escolhido, que Cristo realizou na cruz; e também não posso compreender um evangelho que permite que os santos apostatem depois de haverem sido chamados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior ainda é pregar um eVANGELHO de um dEUS que já criou uns para o inferno outros para a vida eterna, isso nunca foi e nem será o evangelho de Cristo...

      Eliminar
  2. A diferença entre o calvinismo e o arminianismo é ainda mais profunda do que pode parecer à primeira vista. Não é simplesmente questão de ênfase, mas de conteúdo. O calvinismo crê em um Deus que realmente salva; enquanto que o arminianismo crê em um Deus que possibilita que o homem se salve. O calvinista crê em um Deus Pai que elege de fato; o arminiano crê em um Deus Pai que apenas ratifica a eleição que os homens farão. O calvinista crê em um Redentor que objetivamente redime; o arminiano crê em um Redentor em potencial, que apenas viabiliza a redenção do mundo. O calvinista crê em um Espírito Santo que chama soberana e eficazmente indivíduos; o arminiano crê em um Espírito Santo que apenas 'persuade moralmente', mas que pode ser resistido.

    ResponderEliminar
  3. http://www.monergismo.com/textos/batismo/livrosrecomendados.htm

    ResponderEliminar
  4. Estais enganado meu caro Fábio Victtor, pois, nós arminianos acreditamos em um Deus de soberano, que mesmo delegando ao homem, direito de escolha, ou seja, livre-arbítrio, isso não altera nada no ser de Deus, inclusive, isso demonstra que ser deus controlando tudo é muito fácil e não há glória nisso, só meros robôs sendo controlado sem ter noção de nada, mas quando observamos por outro lado, vemos Deus dando ao direito de escolha, podendo escolher em servi ou não servi a Deus, e quando vemos o homem escolher a Deus, vemos que isso traz glória ao nome do Senhor,pois o homem o escolheu sem nenhuma força autoritária por traz da sua escolha.
    Isso sim eu que diga: Glória ao Deus sempiterno, amém.

    ResponderEliminar
  5. Nao to conseguindo baixar o pdf, clico em cima do link abre outras páginas.

    ResponderEliminar

Comentar

to Top