Home Arminianismo Clássico / Livros / Pr. Zwinglio Rodrigues / Sal e Cultura

INTRODUÇÃO AO ARMINIANISMO CLÁSSICO



SINOPSE: O livro do Pr. Zwinglio Rodrigues é muito oportuno e necessário para a teologia brasileira. Embora a maioria dos evangélicos tupiniquins concorde com a soteriologia arminiana, a história e as asserções do teólogo holandês Jacó Armínio permanecem sendo injustamente ignoradas e grosseiramente mal interpretadas por muitos. Uma das razões para isto é a pequena oferta de literatura especializada no assunto em português. O livro deste pastor baiano vem oferecer uma importante contribuição para que este quadro seja mudado, enfeixando-se a outras obras que dispõem sobre esta matéria.

O autor fornece aos leitores brasileiros uma excelente introdução ao arminianismo clássico, fruto de uma pesquisa bibliográfica ampla e acurada, que inicia defendendo o arminianismo de uma das principais acusações injustas que este recebe, quando o distingue do Pelagianismo e Semipelagianismo (ou Semiagostianismo) e mostra que Armínio, diferentemente dos proponentes destes sistemas, defendia uma antropologia pessimista e cria na absoluta necessidade da graça divina.

Na segunda parte do livro, Zwinglio traz um resgate histórico da vida de Armínio, “destacando sua infância marcada por tragédias, seu labor acadêmico, seu testemunho cristão, sua credibilidade diante de poderosos e pessoas simples, o fato dele ter sido um grande e piedoso pastor, suas refregas com proponentes do calvinismo rígido, sua oposição ao infralapsarianismo, sua estima elevada para com as Escrituras e o respeito profundo de amigos dedicados”.

O autor também defende Armínio das denúncias de envolvimento com o Catolicismo Romano e o Socinianismo e ainda mostra os desdobramentos teológicos após a morte do teólogo holandês, com o Remonstrance (documento que defende os principais pontos do arminianismo) e o Sínodo de Dort, assembleia eclesiástica onde estes pontos foram rejeitados e que, apesar de ser apresentado como documento oficial de condenação do Arminianismo, devido à parcialidade, não teve força para deter a disseminação daquelas assertivas.

Na terceira parte do livro, Zwinglio Rodrigues esmiúça os cinco artigos remonstrantes, que defendem a Eleição Condicional, a Expiação Ilimitada, a Depravação Total e a Graça Resistível, além de apresentar o entendimento dos remonstrantes quanto à Perseverança dos Santos, uma perseverança condicionada pela manutenção da fé. O autor apresenta uma sustentação bíblica e teológica vasta e contundente para cada um destes artigos.

O pastor baiano conclui sua obra apresentando dois conceitos muito importantes: a graça preveniente, ponto central do arminianismo, e o livre arbítrio, que na visão arminiana clássica é libertário, possibilitado pela graça divina. Zwinglio arremata sua obra mostrando que o arminianismo clássico é uma teologia válida e sólida, biblicamente fundamentada e com fortes raízes históricas.

Uns afirmam que não são arminianos, no entanto seguem o pensamento do teólogo holandês. As igrejas pentecostais, em sua maioria, seguem a soteriologia arminiana, mas não conhecem as asserções desta teologia nem a história do seu proponente. De fato, tanto os que discordam de seu pensamento quanto aqueles que seguem as suas proposições necessitam conhecer melhor a verdadeira teologia arminiana, e para isto este livro é uma grande introdução.

Assim, o trabalho do Pastor Zwinglio Rodrigues é de grande valor, tanto para os arminianos como para os contrários.


Detalhes:
Título: INTRODUÇÃO AO ARMINIANISMO CLÁSSICO
Autor: Pr. Zwinglio Rodrigues
Páginas: 200
Tamanho: 16 x 23
ISBN: 978-85-67383-02-6
 

COMPRE O SEU EXEMPLAR: [AQUI]

Relacionadas:

to Top