Home Arminianismo Wesleyano / Livros / Perfeição Cristã / Ray Dunning / Sal e Cultura / Vida Cristã

REFLETINDO A IMAGEM DIVINA


SINOPSE: Minhas raízes religiosas estão no movimento de Santidade, o qual, historicamente, é oriundo do despertamento espiritual que ocorreu inicialmente na Inglaterra durante os ministérios de John e Charles Wesley. Tal despertamento floresceu na América no decorrer do século dezenove, resultando na formação de inúmeras denominações de “santidade.” Os representantes desse movimento que foram instrumentais na conversão de minha família ao cristianismo e de sua afiliação à igreja eram bastante legalistas; o padrão de conduta que eles pregavam era um tanto restritivo e ao mesmo tempo distante do comportamento externo esperado. Como eu ainda não havia tido uma experiência religiosa até aquele tempo – eu era um estudante de segundo grau – naturalmente sucumbi com essa mentalidade. Embora eu continue a apreciar a ênfase numa vida disciplinada, comecei a detectar muito cedo alguns problemas com essa abordagem da vida cristã. Minhas preocupações se intensificavam com as inconsistências observadas nas vidas de muitos daqueles que eram os porta-vozes desse pensamento.

Eventualmente, essa situação me conduziu através de uma longa busca por uma ética cristã autêntica. Como dei continuidade acadêmica em minha preparação para o ministério, comecei a tomar consciência da teologia wesleyana primitiva e a reconhecer que ela teve diferenças consideráveis daquela teologia rubricada que aprendi. Esse entendimento me levou a uma crença profunda de que a teologia wesleyana oferecia uma perspectiva que soava tanto bíblica quanto teologicamente. Achei que a própria perspectiva de Wesley poderia ser extremamente útil e mais consistente com o “inteiro teor das Escrituras,” como ele mesmo dizia, do que as outras perspectivas que eu havia conhecido. O resultado foi que eu me tornei um wesleyano inteiramente convicto, e que meu compromisso teológico passou a ter como elemento maior a minha indagação pelo entendimento ético.

Minha sede pelo conhecimento, bem como por uma preparação adequada para o ministério, levaram-me a prosseguir na obtenção de uma graduação com maior ênfase teológica do que na ética filosófica. Meus professores me encorajaram a fazer algo que trouxesse maior contribuição para nossa tradição e, eventualmente, o tema da minha dissertação surgiu – um estudo analítico da história ética de minha própria denominação. Como me mudei para área de concentração acadêmica, tive o privilégio de ensinar sobre ética por mais de trinta anos. Durante esses anos continuei a formular e a reformular meus conhecimentos sobre o que está vinculado a uma ética cristã adequada.

A conclusão mais satisfatória veio enquanto eu estava escrevendo uma teologia sistemática para a minha denominação, na qual eu extraía junto diversos aspectos da fé cristã e via a ordem da teologia wesleyana. Passei a entender mais claramente do que nunca quão importante é ancorar a ética cristã na teologia.

Essa peregrinação culminou, em meio a tantas voltas, neste pequeno livro. Esta obra reflete o que acredito ser a interpretação de uma ética cristã fundamentada na teologia wesleyana e fiel à Bíblia, compreendida holística e teologicamente.

Minha intenção é ser fiel ao espírito wesleyano, o qual visa falar a “simples verdade ao povo simples,” colocando as idéias profundas num estado claro e, quando possível, de forma fácil, ao invés de declarar idéias simplistas que distorcem a verdade. Como o próprio Wesley buscou esse alvo autodenominado, ele não se coibia de linguagem técnica e teológica, visto que ele sabia que o conhecimento adequado de qualquer disciplina deve incluir o vocabulário básico da mesma. Do mesmo modo, não fiz nenhum esforço para evitar terminologias técnicas e teológicas; ao invés disso, as apresento de forma que o leitor cuidadoso esteja apto para incorporá-las em seu vocabulário e ler (bem como usar) em seu conhecimento. Ao mesmo tempo, é esperança minha que as idéias aqui discutidas sejam bem articuladas e refletidas de maneira que possa contribuir para o conhecimento do estudante experiente da perspectiva wesleyana.

Detalhes:
Título: REFLETINDO A IMAGEM DIVINA - Ética Cristã na perspectiva wesleyana
Autor: Ray Dunning
Lançamento: Editora Sal e Cultura
Páginas: -



PARA COMPRAR O SEU EXEMPLAR CONTACTE:  [AQUI]

Relacionadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar

to Top